segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sete Dias com Marilyn

Ficha técnica: My Week with Marilyn, 2011
Gênero: Biografia, Drama;
Direção: Simon Curtis
Elenco: Michelle Williams, Eddie Redmayne, Kenneth Branagh, Julia Ormond, Judi Dench, Emma Watson, Toby Jones, Dominic Cooper
País: Estados Unidos e Reino Unido.
Tempo: 99 min.
Idioma: Inglês.

       Marilyn Monroe foi uma das mais famosas e polêmicas atriz de Hollywood. Este filme nos mostra os dias em que Monroe foi à Inglaterra para contracenar com Laurence Olivier no filme O Príncipe Encantado, que também é produzido e dirigido por ele.
       Quando falamos de Marilyn Monroe, surgem diversas opiniões. O filme, a princípio, nos traz uma Marilyn um tanto egocêntrica, irresponsável e de questionável capacidade para atuar. Seus atrasos, falas não decoradas e arrogância forma uma imagem inicial muito negativa dela. Entretanto, ao longo do filme, temos outras características realçadas: manipuladora, carente, depressiva, atenciosa, instável, etc. Desta maneira, o filme tenta não se apoiar de maneira definitiva em nenhuma opinião, apesar de construir uma primeira imagem da atriz e depois questioná-la.
       Obviamente, o filme encara a situação sob a percepção de Colin Clark, que era um diretor assistente iniciante e de acordo com seus escritos, passou uma semana com Marilyn, enquanto seu marido a deixou na Inglaterra. Olivier, apesar de todo seu conhecimento sobre cinema e dedicação ao filme, também é mostrado muito arrogante em certas horas, talvez até de maneira despretensiosa pelo filme.
        As atuações de Michelle Williams e Kenneth Branagh estão excelentes. Eddie Redmayne, apesar de não comprometer, acaba um tanto apagado entre os dois atores, e não revelou muita química com Williams, apesar de isso ter inclusive dado um significado diferente e talvez até mais interessante para a trama. Judi Dench faz uma excelente ponta, e como sempre, rouba a atenção em todas as cenas em que aparece. Emma Watson também aparece pouco mas bem no filme, apesar de tampouco revelar muita química com Redmayne. Mas pelo menos conseguiu uma atuação boa num filme bom após o fim da saga Harry Potter, o que nos mostra que sua carreira deve continuar firme.  
         Um filme que tenta nos mostrar diferentes aspectos da personalidade de Marilyn Monroe, mas sem fazer juízo de valor e sem enfatizar demais apenas um destes aspectos. Um excelente filme como entretenimento, mas sem grandes revelações e nada de muito impacto ou reflexão.
Nota 76/100

Um comentário:

  1. Muito bom o filme, mas ninguém consegue realmente captar a alma de Marilyn

    ResponderExcluir