domingo, 1 de julho de 2012

À Espera de um Milagre

Ficha técnica: The Green Mile,1999
Gênero: Crime, Fantasia, Drama;
Direção: Frank Darabont. 
Elenco: Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Bonnie Hunt, Barry Pepper, James Cromwell, Michael Jeter, Sam Rockwell, Doug Hutchison, Graham Greene, Jeffrey DeMunn, Patricia Clarkson. 
País: Estados Unidos.
Tempo: 189 min.
Idioma: Inglês.

    Darabont tenta um novo sucesso seguindo a fórmula de Um Sonho de Liberdade, adaptando outro livro de Stephen King que se passa numa prisão. No entanto, o diretor não alcança o mesmo nível técnico do longa anterior.
    À Espera de um Milagre é um filme com desnecessárias três horas de duração, que com certeza irá nos emocionar. Mas somente o fato de emocionar o espectador, não o torna um ótimo filme. A história é comovente, com algumas surpresas, alguma previsibilidade e outros clichês.
     Duncan teve o papel de sua vida, trabalhando muito bem. O aclamado Tom Hanks fez seu papel de bom moço de sempre, não deixando sua zona de conforto, tendo uma atuação regular, abaixo do que ele nos pode oferecer. Os demais atores do elenco estavam muito bem, com destaque para Rockwell e Hutchison.
   A divisão entre os personagens é um tanto maniqueísta, em que identificamos facilmente os inteiramente bons e os inteiramente ruins. O diretor nos mostra (literalmente) os horrores da cadeira elétrica e da pena de morte em si, inclusive trazendo uma relação humana entre os guardas e os condenados. Entretanto, ao mesmo tempo, a divisão maniqueísta das pessoas e a seqüencia do filme tornam essa posição questionável e menos enfática.
   Enfim, um filme que nos traz uma bela e emocionante história, apresentando alguns dilemas sociais como a pena de morte e a morte em si, mas que não irá nos trazer personagens muitos profundos ou qualquer relação mais complexa entre os personagens ou mesmo algo que irá nos fazer profundos questionamentos.

Nota 80/100

Nenhum comentário:

Postar um comentário