segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Albert Nobbs

Ficha técnica: Albert Nobbs, 2011
Gênero: Drama.
Direção: Rodrigo García
Elenco: Glenn Cose, Mia Wasikowska, Janet McTeer, Aaron Johnson, Pauline Collins, Brendan Gleesson, Bronagh Gallagher.
Tempo: 113 min.
País: Reino Unido, EUA, Irlanda e França.
Idioma: Inglês. 

      O filme nos traz a história de uma mulher que por mais de 30 anos vive travestida como um homem, fazendo isso para fugir de seus problemas, muitos deles com origem no machismo da sociedade irlandesa no século XIX.
     Apesar do potencial da história, ela não foi tão bem trabalhada. Ainda que Glenn Close como a personagem título e Janet McTeer com outra mulher travestida de homem estão ótimas nos papeis, mas não conseguem salvar o filme.

       Muitos personagens simplesmente não se encaixam na trama, e o filme não se afirma em nenhum dos argumentos que ali estão. Temos a diferença entre as duas mulheres travestidas, uma feliz no seu casamento homossexual, outra que apenas buscou fugir do problema criando um personagem para tal, mas perdeu seu foco. A questão do machismo, feminismo, todos esses argumentos pode ser percebidos no longa, mas não são desenvolvidos em algo profundo ou questionador. Nem mesmo os personagens adquirem a profundidade e complexidade que se espera de um filme como esse.
      O filme tem seus aspectos positivos além das atuações – é uma história impressionante, nos mostra muitas das consequências causadas pela repressão moral, tanto no nível social quanto individual. Entretanto, deixa muito a desejar em inúmeros aspectos, principalmente no fato de que não há nada além de ser uma história que mereça ser contada – os produtores pegaram esta vantagem e não trabalharam nada muito além disso.
Nota 70/100 

Nenhum comentário:

Postar um comentário