segunda-feira, 5 de março de 2012

Bonnie e Clyde - Uma rajada de balas

Ficha técnica: Bonnie and Clyde, 1967
Gênero: Biografia, Crime, Drama;
Direção: Arthur Penn
Elenco: Warren Beatty, Faye Dunaway, Gene Hackman, Michael J. Pollard, Estelle Parsons, Gene Wilder
 País: Estados Unidos
Tempo: 112 min.
Idioma: Inglês

      Esta excelente obra de arte de Arthur Penn é inovadora em inúmeros aspectos. A violência, muito mais explícita nele do que em qualquer filme da época é uma de suas marcas, mas mesmo assim muitos classificam o filme como uma comédia. Na verdade, ele é sim uma comédia, mas no estilo humor negro que consagrou os Irmãos Coen (comédias de erros). Afirmo inclusive ser esse filme o precursor deste estilo no cinema hollywoodiano. E é este aspecto que torna um filme tão violento, extremamente interessante de se assistir e sem nos causar repugnância.
A mítica dupla de ladrões de banco no Texas durante os anos pós-crise nos EUA é retratada de uma forma que nos faz criar uma simpatia pelas personagens. Estão entre os primeiros anti-heróis do cinema norte-americano. Outra ideia por trás do filme, colocada de maneira sutil, um pouco ofuscada pelas fortes cenas e pela incomum relação amorosa dos protagonistas, é o fato de eles roubarem os bancos, seqüestrarem os agentes de segurança do Estado (Texas Rangers), mas não atacarem a população diretamente. Seriam esses atores sociais (grupos financeiros, bancos, o Estado), os culpados pela crise? Um questionamento que se mostra muito atual nos dias de hoje, principalmente nos EUA.
            As atuações são ótimas dos protagonistas aos coadjuvantes, todos estão impecáveis, e a química entre Warren Beatty e Faye Dunaway é ótima. Muito interessante também a questão da impotência de Clyde no início do filme, que vai contra todas as impressões iniciais causadas pelo galã, num estilo conquistador que esperávamos. Um dos melhores filmes que Hollywood já produziu, que todos deveriam ver.

Nota 98/100

Um comentário: