sexta-feira, 2 de março de 2012

Meia-Noite em Paris

Ficha técnica: Midnight in Paris, 2011
Gênero: Comédia, Romance;
Direção: Woody Allen
Elenco: Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAdams, Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni, Michael Sheen, Corey Stoll. 
País: EUA/Espanha
Tempo: 94 min. 
Idioma: Inglês, Francês e Espanhol. 

       O filme de Woody Allen tira bom proveito do lindo cenário que é a cidade de Paris, principalmente de noite. Causa uma surpresa agradável, para quem não estava inteirado dos encontros que o protagonista teria durante o período da noite. As conversas são agradáveis e divertidas, com algumas tiradas muito boas, principalmente para os grandes fãs dos escritores e artistas da época retratada. O tema da nostalgia (de algo que não vivemos), apesar de clichê, foi retratado de forma interessante e peculiar, e muito bem explorado ao longo do todo o filme. Esse sentimento de que o "antigamente" era mais agradável, de que a época de Ouro sempre já passou foi o que guiou muito bem a o filme. 
          A atuação de Owen Wilson foi boa, apesar de nada espetacular, não comprometeu. Marion Cotillard roubou a cena em todos os seus momentos, em que somente seu olhar já nos fazia grudas os olhos na tela. Rachel McAdams teve um papel por demais caricaturesco, carregado de estereótipos. Apesar de ser um contraponto importante para a história, seu noivado com a personagem de Wilson não fazia sentido algum, o que me causou estranheza, visto que estavam às vésperas do casamento.  Talvez esse fosse o objetivo, mas foi retratado de forma muito caricaturesca e até descontextualizada, sendo um ponto em que o filme realmente derrapa. 
          Já o aparecimento de grandes artistas da época retratada foi muito boa, causando inclusive risos e muita diversão, com um humor inteligente, e mostrando bem o estilo de Woody Allen.  A semelhança a Vicky Cristina Barcelona, em determinados aspectos, também chama a atenção - algumas críticas ao "modo de vida burguês", apresentado de maneira um tanto caricata pela família da personagem de McAdams.

Nota 79/100

Um comentário:

  1. Filme cult e chato! odeio esse diretor, estragou o Owen Wilson....

    ResponderExcluir