quarta-feira, 21 de março de 2012

Toda Forma de Amor

Ficha técnica: Beginners, 2010
Gênero: Drama, Romance, Comédia;
Direção: Mike Mills
Elenco: Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent, Goran Visnjic.
País: Estados Unidos.
Tempo: 105 min.
 Idioma: Inglês, Francês.

            Este é um filme muito interessante, mas que não agradará boa parte de seus espectadores. Como seu título original aponta, os personagens são iniciantes, ou ao menos estão iniciando novas formas de encarar relacionamentos amorosos. Ele apresenta um pai de 75 anos que sai do armário, o filho de quase 40 que não consegue um relacionamento firme por um longo período e uma moça que possui um trabalho itinerante e, consequentemente, (seria isso mesmo, ou o inverso) não cria raízes e vínculos em lugar algum.
            A história, apesar de possuir um excelente potencial, não foi conduzida da melhor forma possível. A ideia de acontecimentos não serem exibidos cronologicamente lineares, além de não ser original, foi mal executada. Acabou por tornar o filme um pouco confuso, mas principalmente, nos deixa com aquele sentimento de que o filme vai engrenar a todo o momento, mas o mesmo não acontece.
       Já as atuações de Christopher Plummer e Melaine Laurent foram excelentes, mas nada espetacular. Plummer interpreta um senhor gay simpático, que nos causa inclusive certa simpatia, mas nada de extraordinário, ao contrário de suas infinitas premiações recebidas. Ao menos para mim, criei grande expectativa por sua atuação, e acabei decepcionado. Talvez suas premiações sejam para coroar sua excelente carreira, mais do que esta atuação específica. Já Ewan McGregor, não fez nada digno de destaque, mas tampouco compromete o filme. O cachorro até traz certo poder cômico para o longa, mas longe do impacto obtido, por exemplo, no filme OArtista.
            As histórias, apesar de apresentarem um certo drama familiar e pessoal ao longo do filme, não dão profundidade aos personagens, e nem mesmo contribuem para explorar a ideia de novas formas de amor que todos procuramos nas nossas vidas. Uma excelente ideia, mas mal executada, tornando um filme com grande potencial, algo normal e ordinário. 
Nota 73/100

Um comentário: