domingo, 27 de maio de 2012

Oldboy

Ficha técnica: Oldeuboi, 2003
Gênero: Drama, Suspense;
Direção: Chan-wook Park. 
Elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang, Dae-han Ji, Dal-su Oh. 
País: Coreia do Sul.
Tempo: 120 min.
Idioma: Coreano.

   É sempre muito bom quando temos um filme que foge do convencional e que confronta nossas expectativas e moral. Oldoby, que tornou-se um cult asiático, é este tipo de filme – cenas violentas e que nos causam sentimentos e reações fortes (inclusive verbais). Não é do estilo que você assiste para descansar, relaxar, ou mesmo com a única finalidade de se divertir.
    Possui cenas fortes e marcantes, muito bem dirigidas – como a da briga no corredor, que provavelmente ficou marcada na mente de todos. O roteiro é igualmente forte, surpreendente e cheio de reviravoltas. Um homem preso durante quinze anos, num quarto com apenas uma cama e uma TV, e sem saber quem o prendeu ou o porquê.
    Após os 15 anos, ele simplesmente acorda livre, com dinheiro, roupas, e um único objetivo: vingança. Essa busca o levará por caminhos impensáveis, tanto para o protagonista quanto para os espectadores. As revelações que surgem durante o filme fazem dele totalmente original, mas também de maneira clara.
     Outro aspecto trazido pelo longa, só que desta vez de maneira sutil, é a força de nossas palavras e as consequências inimagináveis que elas podem acarretar em nossa vida e nas vidas ao nosso redor – simples boatos que levaram a efeitos trágicos. O ator principal fez um excelente trabalho, e suas expressões se adequaram perfeitamente às cenas.
     Enfim, um ótimo filme, mas que não irá agradar a todos expectadores, em razão da violência e inúmeras quebras de paradigmas morais do cinema. No entanto, quem  estiver disposto a assisti-lo com uma mente aberta, tenho certeza que sairá com uma boa impressão do filme.

  

Nota 96/100

Um comentário: